HACCP

O que é HACCP

O sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points), que pode ser traduzido como sistema de análise de perigos e controlo de pontos críticos é uma ferramenta importante na protecção alimentar, consistindo num método preventivo. A sua implementação previne/minimiza os perigos associados ao consumo de alimentos.

A análise de potenciais perigos, para a saúde dos consumidores nas actividades do sector alimentar consiste na identificação das fases/locais onde esses mesmos perigos podem ocorrer e a decisão de quais são os criticos para a saúde do consumidor, sendo estes os principais objectivos do HACCP.

O HACCP é um sistema dinâmico passível de adaptações às diferentes necessidades de gestão de cada entidade, aplicável a todas as fases da produção, transformação e distribuição de géneros alimentícios, independentemente do tamanho da organização com o objectivo salvaguardar a saúde dos consumidores.

Segurança alimentar - Uma Exigência

A segurança alimentar é um requisito fundamental na garantia da qualidade para os consumidores cada vez mais informados e sensibilizados para a segurança alimentar.

Os intervenientes do sector alimentar devem assim adoptar como prioridade a promoção e garantia da segurança de todos os alimentos.

Considerando a perda de confiança do consumidor na capacidade da indústria alimentar e das entidades públicas para garantirem a segurança dos alimentos a União Europeia delineou uma nova politica alimentar que assenta nos princípios da proactividade – prevenir potenciais problemas e numa abordagem global e integrada, promovendo a responsabilização de todos elos da cadeia, desde a produção primária até à venda ao consumidor final, ou seja “ do prado ao prato”.

Face à legislação comunitária vigente, da qual é representativo o Regulamento (CE) nº852/2004 de 29 de Abril, relativo à Higiene dos Géneros Alimentícios, este deve ser obrigatoriamente aplicável a partir de 1 de Janeiro de 2006 em todas as empresas do sector alimentar.

Este Diploma estabelece que os empresários do sector alimentar devem aplicar os princípios do sistema de HACCP em todas as fases de produção, manipulação, transformação e distribuição de géneros alimentícios.

Vantagens da implementação do sistema de HACCP

  • Aumenta a confiança do consumidor;
  • Cumprimento dos requisitos aplicáveis;
  • Melhoria da imagem da empresa;
  • Aumento das qualificações internas dos colaboradores;
  • Diminui custos da não qualidade.

Fiscalização Preventiva

A fiscalização preventiva decorreu da necessidade governamental nos anos 30 em recorrer a empresas privadas para efectuar a fiscalização por falta de recursos próprios.

Actualmente esta actividade decorre sem qualquer vínculo com as entidades oficiais e tem como âmbito alertar os avençados para a nova legislação aplicável a cada tipo de estabelecimento e os princípios a seguir para lhe dar cumprimento.