Segurança alimentar - Uma Exigência
A segurança alimentar é um requisito fundamental na garantia da qualidade para os consumidores cada vez mais informados e sensibilizados para a uma alimentação mais segura.
Os intervenientes do setor alimentar devem assim adotar como prioridade a promoção e garantia da segurança de todos os alimentos.
Considerando a perda de confiança do consumidor na capacidade da indústria alimentar e das entidades públicas para garantirem a segurança dos alimentos, a União Europeia delineou uma nova política alimentar que assenta nos princípios da proatividade – prevenir potenciais problemas e numa abordagem global e integrada, promovendo a responsabilização de todos os elos da cadeia, desde a produção primária até à venda ao consumidor final, ou seja “ do prado ao prato”.
Face à legislação comunitária vigente, da qual é representativo o Regulamento (CE) nº852/2004 de 29 de Abril, relativo à Higiene dos Géneros Alimentícios, este deve ser obrigatoriamente aplicável a partir de 1 de Janeiro de 2006 em todas as empresas do sector alimentar.
Este Diploma estabelece que os empresários do setor alimentar devem aplicar os princípios do sistema de HACCP em todas as fases de produção, manipulação, transformação e distribuição de géneros alimentícios.
Vantagens da implementação do sistema de HACCP:
- Aumenta a confiança do consumidor;
- Cumprimento dos requisitos aplicáveis;
- Melhoria da imagem da empresa;
- Aumento das qualificações internas dos colaboradores;
- Diminui custos da não qualidade.